Gerência Executiva de Conformidade

Governo do Estado lança novo portal e amplia transparência pública

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Corrupção, o Governo do Estado está disponibilizando nesta sexta-feira (9), o novo Portal da Transparência. A ferramenta garante acesso irrestrito às informações relativas à aplicação dos recursos públicos pelos gestores e a população pode pesquisar informações de interesse sobre a arrecadação do Estado, contratos firmados com empresas e convênios estabelecidos com os municípios, editais que estão abertos, em processo e finalizados, volume de recursos transferidos pela União para o Estado, além do valor gasto com pessoal, obras e serviços.

No Portal da Transparência, o cidadão tem acesso a gráficos, estatísticas e poder fazer download da receita e despesas em diferentes formatos. O visitante também pode acessar dados referentes a diárias e passagens e consultar o volume dos mananciais.

O Governo do Estado está buscando aumentar a transparência na gestão do gasto público, permitindo que o mercado, os agentes políticos, os órgãos de controle e o cidadão comum possam efetivamente exercer o controle social. O Portal também possibilita o acompanhamento da atuação do Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção.

O SIC PB – O Serviço de Informação ao Cidadão também se encontra com nova interface, fazendo com que o cidadão solicite com facilidade e segurança a informação desejada. O SIC-PB garante todo e qualquer tipo de informação ao cidadão, exceto as consideradas sigilosas e secretas que ameacem à segurança do Estado.

Balanço – Desde sua implantação, em novembro de 2012, até outubro de 2016, o SIC na Paraíba recebeu 3.801 pedidos de informação, sendo 3.740 atendidos na fase inicial (20 dias) ou durante o período de prorrogação (30 dias). Apenas 20 foram negadas, uma solicitação cancelada e 39 foram atendidas fora do prazo. Um desempenho de 99,42%. O cidadão pode acompanhar estes dados por meio de gráficos e tabelas no link “estatísticas”, disponibilizado na própria página do SIC PB: www.sic.pb.gov.br

O Portal da Transparência Estadual é gerido pela Controladoria Geral do Estado e conta com o suporte técnico da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – Codata e da Secretaria Estadual de Comunicação Institucional – Secom. Os dados têm atualização diária, mensal ou semestral, dependendo do tipo de pesquisa realizada pelo cidadão no endereço eletrônico: www.transparencia.pb.gov.br.


GEC | 12/12/2016.

Página principal.